
ONT = Optical Network Terminal – Terminal de Rede Óptica
É o equipamento responsável por estabelecer comunicação com a OLT.
Essa comunicação e sua consequente transmissão de dados é feita por meio de comprimentos de onda através de feixe de luz, usados entre a ONT e a OLT.
A ONT converte os sinais recebidos através de feixe de luz em pulsos elétricos,
identificado através do número de série do equipamento.
Nele está inserido o cadastro com todas as informações do serviço contratado.
O número de série é uma seqüência de números e letras que fica atrás do equipamento que vai ser instalado na casa, e este número de série deve ser usado para ativação da ONT.

ROTEADOR
Dispositivo de comunicação que recebe pacotes de dados num protocolo específico e os transmite ao destino correto pela rota mais eficiente.
Conecta duas ou mais LAN's, permitindo que os dados sejam transmitidos entre essas redes.


Rede Wireless
O termo Wireless é, na verdade, a junção de duas palavras em inglês. Wire significa “fio”. E Less significa “sem”. Portanto, uma rede wireless é simplesmente uma “rede sem fio”.
Rede wireless nada mais é do que uma rede sem fio. Portanto, trata-se de uma rede que transmite informações para um ou mais dispositivos sem usar nenhum tipo de cabo.

2.4 GHz
-Menor velocidade (menos de 70 Mbps);
-Vai mais longe;
-É menos afetado por paredes, pisos, etc.
5 GHz
-Maior velocidade (até 600 Mbps se o equipamento suportar);
-Não funciona longe;
-Muito afetado por paredes, pisos, azulejos, etc.

Band Steering
É uma tecnologia integrada em roteadores e dispositivos de acesso sem fio que busca obter um efeito claro: sempre conecte-se à melhor banda disponível em cada momento.
Seu funcionamento é aparentemente simples, pois permite alternar automaticamente e sem intervenção do usuário entre as bandas de 2.4 e 5 GHz, dependendo daquela que oferece o melhor desempenho em todos os momentos, como aquela que oferece um nível de sinal mais alto, menos interferência e, portanto, uma conexão mais estável com maior velocidade.

Sobre Rede Wi-Fi MESH
Uma rede Mesh, “mesh network” ou “meshnet”, é um tipo de configuração de rede descentralizada, na qual um grupo de dispositivos age como se fosse uma única rede Wi-Fi. Ao contrário das redes comuns, as redes Mesh permitem a criação de vários pontos de conexão em vez de um único roteador.

A grande vantagem das redes Mesh é a possibilidade de adicionar novos pontos de conexão na rede. Dessa forma, ela fornece uma área de cobertura maior. Todos os pontos se conectam uns aos outros através do Wi-Fi e podem se comunicar sem a necessidade de um roteador ou switch. Isso faz com que o transporte de dados seja mais rápido e eficiente.


Conector Óptico Fibra
Um conector de fibra óptica é um dispositivo flexível que conecta cabos de fibra que requerem uma conexão e desconexão rápida. As fibras óticas terminam as conexões de fibra ótica com o equipamento de fibra ou unem duas conexões de fibra sem emenda. Centenas de tipos de conectores de fibra óptica estão disponíveis, mas o principal diferenciador é definido pelas técnicas e dimensões de acoplamento mecânico. Os conectores de fibra ótica garantem conexões estáveis, pois garantem que as extremidades da fibra sejam opticamente lisas e as posições ponta a ponta estejam alinhadas corretamente.

Tipos de face (polimento dos conectores)
PC (Physical Contact) conectores normalmente chamados de “planos”, a ponta da fibra no conector é cortada em ângulo reto apresentando uma superfície plana na frente do conector.
Conectores PC são normalmente identificados pela cor AZUL no corpo ou capas.
APC (Angled Physical Contact) conectores são cortados/polidos com um ângulo de 8 graus com a finalidade de reduzir as reflexões.
Conectores APC são normalmente identificados pela cor VERDE no corpo ou capas.

Conjunto Adaptador
O uso de um adaptador de montagem em campo para rede FTTH em CTOP otimizando assim a quantidade de drop utilizado, abreviando a finalização, evitando desperdício e facilitando a instalação.


Conector Rede RJ45
RJ45 é um tipo de conector utilizado em redes de computadores, normalmente para cabos Ethernet. É um conector modular de 8 pinos que é usado tanto para aplicações de dados como de voz.
RJ45 é um acrónimo de "Registered Jack 45", que é uma interface física padronizada para ligar dispositivos digitais, tais como computadores, modems, e routers. É também conhecido como um conector de "par trançado", uma vez que utiliza cabos de par trançado para transmissão de dados.



